Carregando... Aguarde...

Marcas Especiais

Newsletter


CANTOTERAPIA

O VIDEOKÊ permite a você praticar a CANTOTERAPIA, cujos benefícios à sua saúde estão plenamente comprovados.
A CANTOTERAPIA se propõe a aprimorar a voz cantada, mediante exercícios musicais e terapêuticos que atuam também sobre o corpo e a emoção. Ela aborda o ser humano em sua plenitude, privilegiando o desenvolvimento do lado direito do cérebro. É um trabalho holístico e integral.
Na Cantoterapia, a voz e o canto constituem o canal privilegiado através do qual se pode atingir e melhorar os aspectos psicológicos dos indivíduos. Utilizando a CANTOTERAPIA, você entra em contato com as suas dificuldades e aprende a cantar e se exprimir com liberdade, vencendo as resistências e inibições naturais, graças à facilidade com que a música atinge os sentimentos mais profundos, sem passar pelo plano racional. A CANTOTERAPIA pode até funcionar como um valioso apoio às terapias psicológicas convencionais.

Na CANTOTERAPIA, o treinamento se dá através do incentivo, do elogio e da crítica construtiva e afetuosa. Para poder cantar, é necessário que você perca o medo, em todas as suas manifestações: medo de errar, de ser criticado, de se expor, de ser rejeitado.
A CANTOTERAPIA apóia-se em técnicas e disciplinas de diferentes origens:
- Canto e Impostação da Voz.

A prática de cantar melhora a qualidade vocal tanto para a fala como para o canto, aumentando a extensão, o volume e a qualidade da voz. Práticas de respiração que aprimoram a oxigenação de todo o organismo, além de atuar sobre a voz propriamente dita. Exercita a afinação (90% das pessoas que se dizem desafinadas na realidade não o são, como já comprovamos na prática). Cantar melhora o ritmo e divisão (divisão é a forma de se enriquecer a interpretação dentro de uma cadência rítmica).

- Análise Transacional
Desenvolvimento da auto-estima, auto-confiança e auto-valorização. A influência da área emocional nas situações de evidência, conflito ou crise, e como lidar com esses desafios. A importância do prazer e da alegria para a melhora do sistema imunológico. Toda experiência musical leva a uma liberação hormonal (endorfina) com efeitos benéficos ao corpo e a mente.
Desenvolvimento da criatividade.

- Programação Neurolingüística (PNL)
A PNL é o treinamento para desmontar programações negativas oriundas do passado. É sabido, por exemplo, que nascemos com variadas aptidões, que frequentemente nem chegam a se desenvolver por terem sido bloqueadas no decorrer de um processo cultural e educacional.
As técnicas de PNL ajudam a abrir os canais bloqueados, desmontando crenças negativas, despertando talentos adormecidos ou incrementando talentos já consagrados. Cantar ajuda a utilizar o poder da mente para o sucesso e a realização (Hemisférios do cérebro: razão e intuição).

- Musicoterapia
O poder curativo da música. A música como veículo para expressar as emoções. Música e relaxamento. O canto como grande canal de contato com o hemisfério direito do cérebro.

- Expressão corporal
Não existe canto sem o corporal, nem fala sem o gestual. Na prática da Cantoterapia, você deve inicialmente fazer exercícios corporais suaves, em simultaneidade com o cantar, fazendo com que a descontração e o relaxamento ajudem a você a integrar sua voz à sua dinâmica corporal e expressão. Esse trabalho permite você encontrar uma postura corporal equilibrada, confiante e harmoniosa, e para isso é necessário reforçar o equilíbrio e a harmonia interiores. O trabalho corporal também é essencial para melhorar o desempenho e a interpretação.  

- Dinâmica de Grupo
Cantar é um exercício de desinibição, a arte de estar em evidência, falar e cantar em público (carisma e energia). Comunicação e expressão, relação pessoa/grupo e pessoa/pessoa, sempre utilizando o canto e a música como veículos. Abertura das potencialidades artísticas de cada pessoa.

  

CANTOTERAPIA NAS EMPRESAS
O capital humano é o maior bem das empresas, que estão deixando de ser organizações de cargos para serem organizações de pessoas, e as pessoas estão cada vez mais exigentes em relação à sua qualidade de vida, ou seja, um ambiente de trabalho saudável e um clima interno estimulante nunca foram tão importantes.
A gestão de uma empresa empenhada em que os seus funcionários desenvolvem todo o seu potencial e se sintam efetivamente comprometidos com ela está exigindo novas práticas e abordagens mais criativas do que as técnicas tradicionais de administração de pessoal.  Aplicada às empresas, a Cantoterapia ajuda a prevenir o estresse, aprimorar os relacionamentos interpessoais e apontar caminhos para uma melhor qualidade de vida. Ela traz para dentro da empresa a compreensão de que os funcionários devem ser vistos como indivíduos integrais, que levam para o trabalho, além da sua capacidade física e intelectual, os seus sentimentos e emoções. E estes, se forem canalizados de forma adequada, constituem uma fonte de energia extremamente positiva que melhora o desempenho dos funcionários e aumenta a produtividade da empresa.
Inúmeras empresas como o Credicard, Coca-cola, Petrobrás, White Martins e Texaco estão propiciando a grupos de funcionários a CANTOTERAPIA. Esta postura empresarial se assemelha às seções de ginástica ministradas nos intervalos do trabalho. A finalidade é proporcionar todos os benefícios da CANTOTERAPIA para funcionários expostos ao estresse.
EXPERIÊNCIA NA TEXACO

A Cantoterapia marcou o primeiro e o último dia da Primeira Semana da Saúde. Criada e desenvolvida pela musicoterapeuta Sonia Joppert, é uma atividade que busca, através da música e dinâmicas de grupo, o equilíbrio emocional e o desenvolvimento da auto-estima.    Segundo Sonia, o primeiro passo para se ter sucesso pessoal e profissional é deixar os complexos e as inseguranças de lado.


  "Confiar em você mesmo lhe dará mais criatividade. Trabalhar com amor e dedicação, acreditando naquilo que faz, lhe ajudará a encontrar o sucesso. Pensamentos positivos só irão atrair coisas boas", ensina.

Para dar início às sessões, nada melhor que cantar. Luiz Augusto Novello, analista de sistemas, e Sérgio Martins, de Serviços Gerais, não hesitaram em aceitar o desafio de soltar a voz (e que vozes!). Brincadeiras e danças são ferramentas da terapia para relaxar, fazer soltar a criança que cada um tem dentro de si e aproximar as pessoas.
Para Albano Marques, diretor de Marketing e Operações, a experiência deu certo:
   " Constatamos que somos todos iguais ".
Sonia lembrou, também, da importância dos estímulos positivos (que variam de abraços carinhosos a elogios) e da felicidade.


RECOMENDAÇÃO DO VIDEOKE NOTA 10
Invista em você e em sua saúde, recomendamos que cante pelo menos 3 vezes por semana.
Sempre que possível convide seus amigos.
Torne um hábito, é similar a seções de ginástica, quanto mais praticar, mais hormônio positivo (endorfina) será liberado e mais você vai querer cantar.

Usufrua todos os benefícios da CANTOTERAPIA aliada a musicoterapia e VIDEOKÊ!.